FULANO&SICRANO
Fulano&Sicrano traz para o teatro adulto o humor e a linguagem dos quadrinhos e da animação, colocando no palco o humor inusitado que é retirado das situações mais banais. Cenas escolhidas do cotidiano e impregnadas de uma linguagem particular, mesclando situações cômicas, gromelô, mímica e a imperdível 'pantomima literária'(narração simultânea a ação em mímica). Os atores se revezam em diferentes fulanos e sicranos imprimindo na cena a característica mais forte do ETC E TAL, a precisão da linguagem gestual em sintonia com a comédia popular.
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Fulano e Sicrano é uma espécie de caleidoscópio, por onde giram personagens insólitos que falam com os olhos, as mãos, as pernas e - surpreendentemente - com a boca.
Onde se identifica o humor rasgado do Centro Teatral e Etc e Tal.
Maria Arlete Gonçalves, Diretora do Instituto Cultural da Telemar/ RJ || 1999
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Fulano e Sicrano é riso solto.
Não é um espetáculo de mímica.
É desenho animado vivo, onde tudo é possível.
Um espetáculo de atores com qualidade técnica apurada e trabalho autoral bem humorado, e cuja arte é fazer rir.
Sérgio Machado - cia. do público / RJ || 1999
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"A peça Fulano e Sicrano , apresentada pelo Centro Teatral Etc e Tal, do Rio de Janeiro, causou verdadeiro furor entre o público na noite de quinta-feira. Anunciado pelos cartazes que o espetáculo mostraria a pantomima e técnicas de mímica, o que aconteceu foi uma grande surpresa. O público esperava atores com cara de boneco, com o rosto pintado, vestindo preto e branco. Mas nada disso. De cara limpa, os dois atores, Marcio Moura e Alvaro Assad, exploraram cenas do cotidiano num jogo de cenas resultado de um misto de histórias em quadrinhos e animação cinematográfica. Quem pensar naqueles filmes de animação com massinhas, que os personagens falam línguas desconhecidas, vai chegar perto do que é o espetáculo. Principalmente porque os atores falam assim também, na língua batizada de Abahu. Mas, incrivelmente, entender o que eles dizem é muito fácil.
A GAZETA- Vitória - ES || 1999
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Centro Teatral e Etc e Tal, un grupo brasileño se lució con Fulano e Sicrano. El dúo cómico ofreció un espectáculo en un escenario despojado, con el que el público de la carpa rió a carcajadas y aplaudió de pie. Una secuencia de escenas fue llevando la obra desde la combinación de mímica y texto hacia una puesta sin voces.
María Ana Rago, EL CLARIN /Argentina || 2003
1º Festival Internacional de Las Tres Fronteras-Puerto Iguazu/Argentina
Fulano e Sicrano , quando apresentado para os participantes do Fenate, foi por várias vezes aplaudido em cena aberta e, ao final, recebeu a maior ovação de todo festival. Há muito não se via tal unanimidade. Das seis indicações, Fulano e Sicrano ficou com cinco, além do prêmio Juri Popular. Cada vez que era anunciado uma indicação para o espetáculo carioca, a platéia vibrava.
Tribuna do Cricaré - São Mateus/ES || 1999
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Fulano e Sicrano é um espetáculo que pega o espectador de surpresa, pela ousadia de seus atores, em colocar no palco o humor inusitado que retiram das situações mais banais. São cenas escolhidas do cotidiano, superdimensionadas pela visão crítica dos atores em exercício muito bem realizado, tanto no texto sem palavras que escolheram como no gestual mímico impecável. Em destaque, o nado sincronizado das campeãs olímpicas. Uma nova griffe de humor que surge, nesse cenário tão carente de situações risíveis.
Lucia Cerrone - Autora e Crítica Teatral/RJ ||1999
A vertente teatral escolhida pelo grupo traz num único caldeirão várias correntes da expressão corporal, resultado de minuciosa pesquisa. A exploração da mímica e suas variações induz o olhar do público a se concentrar nos limites do corpo do ator. Isso requer do profissional um domínio completo e perfeito de sua arte. Sem o suporte de adereços, em situações do cotidiano, cada movimento deflagrava toda a imaginação do espectador, num espetáculo escrachado e hilariante. Álvaro Assad e Márcio Moura dominam plenamente seus instrumentos de trabalho: o corpo, a voz e a imaginação criativa. Redimensionam situações cotidianas, ressaltando o lado patético da vida. O abahu zerou todos os significados da língua portuguesa, valorizando a marcação de cena, as atitudes e os signos gestuais. Álvaro Assad e Mário Moura - autênticos reis do riso - marcaram o Filo 2000 pela incrível capacidade de manipular a realidade, trazendo a Londrina uma linguagem gestual apurada, sem débito algum para os maiores cômicos do País. Ganharam o público graças à versatilidade, carisma e grande expressividade. ''Fulano e Sicrano'' propõe uma comunicação em síntese, ancorada principalmente na mímica. Essa arte de sugerir, indicar, subentender, fazer imaginar, busca fingir a realidade, não imitá-la.
Francelino França - Crítica Folha de Londrina (FILO 2000 Festival Internacional de Teatro de Londrina)
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No espetáculo Fulano e Sicrano, pude ver com a Pantomima Literária um jogo teatral essencial. O mímico utilizando-se da voz reforça a intenção da cena, construindo uma dramaturgia dinâmica, surpreendente e divertida. A eficácia técnica desta linguagem é comprovada pela empatia do público, revelando uma competência profissional dos atores, que só é possível conquistá-la mediante uma disciplina de anos de trabalho.
Venício Fonseca - Grupo Teatral Moitará /RJ || 1999
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